Mestrado (2º Ciclo) em Engenharia Informática e Sistemas de Informação

Direcção do Curso

Prof. Doutor José Rogado

Secretariado

sec.posgrad.dccati@ulusofona.pt

Apresentação do Curso

Neste Mestrado optou-se pelo desenvolvimento de um currículo de formação avançada em temas científicos das área da Engenharia Informática e dos Sistemas de Informação, nomeadamente através da integração de disciplinas que reflectem o estado da arte nesses ramos do conhecimento, assim como pela orientação eminentemente interdisciplinar dos projectos de investigação a desenvolver pelos alunos.

A organização deste mestrado foi feita tendo por base os seguintes príncípios:

Neste sentido, o Mestrado está claramente vocacionado para a integração em contexto profissional de mestres com uma formação avançada em Engenharia Informática e em Sistemas de Informação, aptos a actuarem quer como líderes em equipas de consultoria e desenvolvimento, quer como investigadores em projectos de base tecnológica inovadora.

Assim, propõe-se um modelo lectivo organizado em:

Este modelo de formação permite integrar num mesmo ciclo de formação competências académicas com Know-how contextualizado.

Objectivos/Competências

Esta organização do ciclo de estudos tem como objectivo promover a aquisição de competências avançadas essenciais nas áreas de Engenharia Informática e em Sistemas de Informação, nomeadamente as que se referem ao trabalho individual suportado em competências de investigação, assim como à aplicação na actividade profissional dos princípios utilizados nas metodologias de projecto.

Através da estrutura curricular proposta pretende-se promover o envolvimento de académicos portugueses e estrangeiros, no sentido de promover a integração do curso no espaço europeu de formação avançada da sua área de qualificação.

É ainda de destacar que este mestrado integra uma disciplina curricular dedicada inteiramente ao training nas metodologia do trabalho científico. Pretende-se, assim, promover uma forte ligação entre a orientação dos trabalhos por parte dos professores responsáveis e as competências específicas que o aluno irá desenvolver na realização dos projectos e da dissertação final.

Finalmente, o Mestrado em ESSI deverá fornecer as competências de análise e processamento de informação inerentes à execução de tarefas de investigação e desenvolvimento de tecnologias inovadoras adquiridas na prossecução dos objectivos descritos, bem como a capacidade de produzir e transmitir informação científica inerente às mesmas.

Saídas Profissionais

A integração destas metodologias de ensino e a articulação entre a componente profissionalizante e de investigação procura promover a formação avançada de um perfil de engenheiro nas áreas de especialização do Mestrado, a qual, com a realização deste curso, atinge plenamente o seu perfil de formação.

Docentes

Conferencistas Convidados Equipamentos e Instalações

O investimento em infra-estruturas e equipamentos tem sido uma preocupação constante do ECATI, sendo de destacar designadamente o investimento em equipamentos e laboratórios. A Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias possui um parque de equipamentos informáticos de grande dimensão e tecnologicamente actualizado, e um dos melhores parques de equipamentos multimédia instalados no nosso País. Do parque de tecnologia informática e de sistemas, saliente-se os laboratórios de redes, sistemas digitais, sistemas operativos, robótica, computação móvel e sistemas virtuais, para além dos vários espaços dedicados a actividades de investigação e acompanhamento de discentes, nomeadamente através de laboratórios dedicados em exclusivo ao trabalho dos alunos. Refira-se ainda que a Universidade é uma das instituições que integra o projecto Campus Virtuais, estando neste momento a totalidade do seu campus coberto pela rede WiFi Eduroam, e sendo disponibilizado aos alunos um vasto conjunto de serviços através de plataformas Web e móveis.

Mais Informações

Plano de Estudos Professores e Programas

Regulamento Interno do MEISI (ECATI)

Regulamento Geral de Mestrados ULHT

Normas para a Elaboração das Teses


Portal Lusófona

Página Oficial do Mestrado